Uma amiga minha viu o post sobre dicas para perder o medo de viajar de avião e veio conversar comigo. Ela me disse que não tem medo da viagem em si, mas que sofre muito com dores de ouvido no momento da aterrissagem e isso meio que deixou ela traumatizada.

A primeira vez que viajei de avião também sofri muito com essas dores. Estava sozinha e sem entender o que estava acontecendo, pensei que fosse ficar surda. Parecia mesmo que estavam enfiando uma faca no meu cérebro e eu ficava toda hora colocando a mão na orelha para ver se estava escorrendo sangue. Que morte horrível.

Enfim, depois dessa experiência horrível eu resolvi pesquisar sobre o assunto e toda vez que começo a sentir a dorzinha da aterrissagem já começo a colocar em prática alguns procedimentos que me ajudam bastante (viu, tem que ser logo que o avião começa a descer, senão…). Vou compartilhar tudo com você 🙂

Antes de tudo, saiba que a dor acontece devido a diferença de pressão entre ambiente externo e o nosso corpo. O nome dessa manifestação patológica (vou gastar no português, atenção!) é barotrauma! O avião é pressurizado para que possamos estar lá no alto sem “sentir nada” mas,  momento da aterrissagem, as pressões mudam e o nosso corpo tenta “se adaptar”. Quando falhamos nesse procedimento as dores acontecem. Na maioria das vezes é porque as pessoas estão resfriadas ou sofrendo com alergias, deixando as vias “congestionadas”. 🙁

Leia mais: Seguro-viagem. Como funciona?

Para minimizar esse problema e não chegar no seu destino com aquela cara de quem comeu e não gostou, tente seguir essas dicas:

Mascar chicletes ou simular movimentos de “engolir”

NFL football nfl worried seahawks GIF

Isso ajuda a movimentar os músculos do rosto e ajudam a “desentupir” o ouvido (equilibrando a pressão entre ambiente e ouvido). Tente fazer isso quando começar a sentir aquela pontadinha, não deixe que fique cada vez pior, pois assim é mais difícil de fazer passar.

Bocejar, fazer caretas, etc

 cat lion yawn roar GIF

Basicamente funciona da mesma maneira que mascar chicletes. Ajuda bastante!



“Tampar” o nariz e assoprar

Essa é a que mais funciona. No momento pode parecer que seu ouvido está sangrando, mas depois fica tudo bem 🙂

 sports football soccer dive flop GIF

Basta inspirar, fechar a boca, apertar o nariz com os dedos e forçar a saída de ar, fazendo uma pressãozinha no fundo da garganta. Mas atenção, é PRESSÃOZINHA, não vá fazer muito forte pois senão a dor pode piorar.

Outras dores

Algumas outras dores também podem surgir no momento da aterrissagem, como nos olhos ou na lateral da cabeça. Minha dica para minimizá-las é deixar a cabeça encostada no banco e manter o queixo erguido e fechar os olhos.

Você tem alguma outra dica para aliviar essas dores? Comente aqui!

Não deixe de compartilhar com os amigos se você gostou 😉


VIAJE COM O BLOG #VPO – PARCEIROS

 HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com | HostelWorld | Ganhe R$ 130 com Airbnb

 SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

  ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

 PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

One thought on “Viagem de avião: como lidar com as dores no ouvido?

  1. O chiclete sempre funciona comigo, nunca entro num avião sem uma caixinha e não pode esquecer de oferecer pro vizinho ou vizinha (fica inclusive ai a dica de paquera). Ah, e ao assoprar o ar de nariz fechado, fechar os olhos com força ajuda e doi menos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *