Os viajantes com destinos europeus já podem comemorar: Não existe mais roaming na Europa!

Muitos já estavam à espera dessa notícia, mas não se sabia ao certo quando é que iria acontecer. Tal fato havia sido anunciado nos países em 2006 e ainda não havia sido colocado em prática. Fato é que, à partir do último dia 15 de junho, o roaming dentro de países da União Europeia não existe mais. Isso significa que você pode comprar um chip pré pago em um dos países da UE e usar em todos eles sem cobranças adicionais. Até a última quinta feira eram cobradas taxas (relativamente altas) para se utilizar o serviço das operadoras quando não se estava no país de sua origem.

Mas em quais países se aplica o fim do roaming?

Em todos os 28 países que fazem parte da UE atualmente: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Rep. Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Negociações estão sendo feitas para inclusão do serviço na Islândia, Lichenstein e Noruega. A regra também não se aplica a parte do Leste Europeu e Suíça.

Como é que tudo vai funcionar?

As operadoras vão, automaticamente, aplicar a cada cliente de roaming os preos conforme novas regras fiadas nos Regulamentos. Tais regras trazem a informação de que os preços das comunicações em roaming de países no Espaço Econômico Europeu (UE + países em negociação) não poderá ser superior aos preços que os clientes pagam em território nacional. Ou seja, os clientes pagarão como se estivessem utilizando os dados móveis de seus aparelhos em seus países. Para as pessoas que viajam, isso é maravilhoso: poderemos utilizar apenas um chip durante um mochilão inteiro, por exemplo, sem pagar a mais por isso!

Antigamente os serviços eram altos. Enquanto estive em Portugal e viajava fora do país, não cheguei a utilizar o pacote de dados móveis pois era necessário pagar €3,99 extra por dia que utilizasse o serviço de roaming.

O limite para utilização dos serviços fora dos países de origem é de 90 dias.

Confira: 8 Lembretes que evitam Perrengues

Qual o limite para utilização do serviço?

Os limites variam de acordo com o chip que o cidadão utilizar. Se for um plano com pacotes ilimitados (que geralmente são mais caros), não haverá limite. Já os chips com limites (1GB, 3GB, por exemplo) terão os mesmos limites mantidos. Isso vale para uso de internet e também para outros tipos de serviços.

Para adquirir um chip pré pago de alguma dessas operadoras basta se dirigir às lojas de shoppings ou maiores comércios das cidades. Busque pelas empresas maiores, que geralmente dão mais cobertura e possuem melhores promoções. Minha sugestão são as gigantes como Orange, Vodafone, TIM e O2.

Em Portugal utilizei a NOS… Mas tudo porque o pessoal que dava suporte aos estudantes de intercâmbio (ESN) tinha uma parceria e saia muito em conta. Também valeu a pena.

Para adquirir o chip é necessário apresentar passaporte no momento da compra!


VIAJE COM O BLOG #VPO

 HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com | HostelWorld | Ganhe R$ 130 com Airbnb

 SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

 ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars | ATRAÇÕES E INGRESSOS: Viator

 PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *