Desde junho de 2008 que os cidadãos dos países que compõem o Mercosul (Mercado Comum do Sul) podem viajar entre os locais que formam o bloco apenas apresentando sua cédula de identidade (com foto). #hellyeah!

 

Essa decisão do Concelho do Mercado Comum teve como objetivo facilitar a locomoção e integração regional de cidadãos dos países integrantes do bloco econômico.

 

Sendo assim, PRA ONDE é que eu posso viajar?

 

ARGENTINA

 

 argentina messi lionel nt thelionelmessi GIF

 

Terra do Tango, de Maradona e de nuestros hermanos! O país possui atrações para amantes de gastronomia, aventura, neve e bebidas. Os principais destinos escolhidos pelos viajantes são Buenos Aires, El Calafate, Mendonza, Ushuaia, Bariloche e a maravilhosa Patagônia Austral.

Leia também: Descubra El Calafate!

BOLÍVIA

 

 interesting bolivia rightside GIF

 

Terra do salar mais famoso do mundo: Uyuni! Terra do Lago Titicaca e, infelizmente, um dos países mais pobres da nossa querida américa. Vale a pena conhecer a cultura da querida Bolívia!

CHILE

 

 photography stars chile timelapse cosmos GIF

 

Terrinha boa de se tomar vinho e de se visitar a Cordilheira dos Andes. Terra do Deserto do Atacama e da metrópole Santiago… Sem falar também que existe a maravilhosa Patagônia Chilena… Chile é um dos meu queridinhos e só perde para o país que vem a seguir!

Leia também: Um pouco sobre Santiago!



COLÔMBIA

 

 colombia GIF

 

País de muita esperança, da colorida Cartagena das Índias, do café mais famoso do mundo e das paisagens paradisíacas de San Andrés. A Colômbia será, com certeza, o meu próximo destino dentro da América… Mal posso esperar <3

EQUADOR

 

 el ecuador guayaquil el faro faro GIF

 

Terra do arquipélago mais famoso do mundo: Galápagos! Dizem que lá, de um lado a água escorre para a direita, e de outro para a esquerda…

PARAGUAI

 

Paramount Movies film 90s shopping broadway GIF

 

Terra de jogos, de compras baratas e de muita vida noturna!

PERU

 

 friend gas pedal picchu machu GIF

 

Adivinha qual é o país que abriga uma das Maravilhas do Mundo Moderno… Machu Picchu! Isso mesmo! É um dos principais destinos dos mochileiros que saem do Brasil. Quem aí pensa em ir para lá tirar uma foto maravilhosa ao lado de uma lhama amiga¿

URUGUAI

 

Animation Domination High-Def fox weed animation domination animation domination high-def GIF

 

O Uruguai já foi território brasileiro num passado nem tão distante assim. É terra de Montevideo e de Punta del Este e de Colonia <3

VENEZUELA

 

MLB sports baseball celebration high five GIF

 

Tem praias que parecem caribenhas… E são! A Venezuela é banhada pelo mar do Sul do Caribe. Seria um lugar de paz e muita tranquilidade. Um retiro perfeito para descanso, se não fosse o momento difícil que estava atravessando.

 

Obs.: O CMC (Concelho) está em discussão para estudar a retirada da Venezuela do bloco econômico do Mercosul…

 

ACORDO DO MERCOSUL SOBRE DOCUMENTOS DE VIAGEM

 

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar nos países que fazem parte do acordo portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.  A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja

 

1) em bom estado de conservação e

2) com foto que permita identificar claramente o titular.

 

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar problemas.

 

Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.

 

Com informações retiradas do Itamaraty.

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *