Foz do Iguaçu é uma cidade do estado do Paraná, no Brasil. Possui cerca de 260.000 habitantes e é o terceiro principal destino de turistas estrangeiros no país. É conhecida internacionalmente por suas Cataratas, uma das 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em tamanho e em geração de energia.

A cidade, que faz fronteira com o Paraguai e Argentina através do Rio Iguaçú, começou a ser habitada por militares em 1881 e no início do século XX é que se consolidou como município, no ano de 1914.

ITAIPU

A Hidrelétrica de Itaipu, ou simplesmente Itaipu Binacional é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo e está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. O nome Itaipu vem do tupi-guarani e significa “Pedra que Canta”. Sua construção se iniciou em 1975 e foi finalizada em 1982.

Seu lago da barragem possui uma área de 1350 quilômetros quadrados e vai de Foz do Iguaçú, Ciudade del Este (no Paraguai) e ainda mais 150 quilômetros ao norte.

A usina concorreu oficialmente como candidata às Sete Maravilhas do Mundo Moderno, mas infelizmente não chegou a ganhar o título.




Os visitantes de Itaipu podem escolher entre diversos tipos de passeios de tirar o fôlego:

– Visitas panorâmicas: de ônibus, o passeio é feito pelas zonas mais importantes da usina, passando bem ao lado às turbinas e fazendo paradas para tirar fotos em frente ao vertedouro. O tamanho é impressionante!

– Circuito especial: o passeio é no interior da usina. É possível ver o funcionamento de máquinas e sentir a vibração de água passando pelas unidades geradoras. Um rotor de uma das unidades geradoras de energia pesa 1mi e 700mil quilos!

– Refúgio Biológico: uma aventura de educação ambiental em meio as plantas e animais da região da mata atlântica.

– Porto Katamarã: em um barco com capacidade de levar até 200 pessoas, pelo lago de Itaipu.

– Iluminação noturna: a visita é feita à noite e com iluminações e sons especiais que apaixonam os visitantes.

– Polo astronômico: a usina possui um observatório e planetário que despertam a curiosidade dos visitantes pela pesquisa. Possui simuladores, protótipos e réplicas de sondas e naves espaciais.

Vocês podem encontrar muito mais no site dos visitantes da usina.

CATARATAS

As Cataratas do Iguaçú possuem cerca de 275 quedas d’água em território argentino e brasileiro. É a principal atração turística da região e foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

É possível visitar as cataratas pelo parque nacional da Argentina (em Misiones) ou pelo parque nacional Brasileiro.

Tem medo de viajar de avião? Clique aqui

No Parque Nacional de lado brasileiro, existe uma passarela ao longo do cânion com uma extensão para a base inferior da Garganta do Diabo, a queda com maior fluxo de água de lado brasileiro, que permite chegar bem perto dessas maravilhas. É impossível não se molhar! Celulares e câmeras devem estar muito bem protegidos.




É possível fazer passeios de helicóptero e ver paisagens deslumbrantes do alto. Há também a disponibilidade para fazer rafting por entre das quedas, o passeio é chamado de Macuco Safari. É de tirar o fôlego!

O acesso pelo lado argentino é facilitado pelo Trem Ecológico. Eles leva os visitantes diretamente para a entrada da Garganta do Diabo. O Paseo Garganta del Diablo é uma trilha de quase um quilômetro de extensão que leva os visitantes diretamente para as maiores quedas.

Mais informações sobre os parques nacionais e passeios nos sites das Cataratas Brasil e Cataratas da Argentina.

Além das Cataratas e a Usina de Itaipu, Foz do Iguaçu possui outros pontos turísticos maravilhosos e que podem ser visitados com um roteiro de apenas um dia.

Museu de Cera Dreamland, Super Carros e Vale dos Dinossauros: São de um complexo de atrações turísticas em Foz do Iguaçú, Dreams Entertainment Group, com diversos tipos de entretenimento para todas as idades.

Parque das Aves: é um parque particular que conta atualmente com dezessete hectares de mata nativa, situado próximo às Cataratas do rio Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras: É um local onde as três culturas latinas se encontram. Possui monumentos que marcam as divisas dos locais e foi reformado recentemente. É interessante ir ao final da tarde, para pegar o pôr do sol e tirar boas fotos!

Templo Budista: fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu.

Além dos passeios dentro da cidade de Foz do Iguaçu, é possível visitar as cidades estrangeiras vizinhas como Ciudad del Este e Puerto Iguazú no Paraguai e Argentina, respectivamente. O passeio pode ser feito através de contato com agências de turismos espalhadas pelas cidades ou por conta própria, de carro ou ônibus.

Foz do Iguaçú fica a cerca de 600km de Curitiba. A cidade possui um aeroporto internacional e recebe voos diretos de diversas cidades brasileiras e países da américa latina.


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *