As Casas listradas da Costa Nova são as principais atrações turísticas do litoral de Aveiro/Ílhavo (Portugal) e são conhecidas mundialmente pelo seu charme. O nome surge século XIX, para distinguir o povoamento ‘novo’ que lá ocorrera do ‘antigo’, na zona da praia de São Jacinto.

Com o tempo, figuras da alta sociedade elegeram o local como um dos melhores litorais para se visitar no verão, transformando a região em uma estância balnear que perdura até hoje. A região possui um cenário único com dunas e praias extensas que são de tirar o fôlego.

A origem das casinhas listradas

Os pescadores da região construíam os chamados “palheiros” para guardar seus materiais de pescas e alfaias, e que também funcionavam como armazéns de salga da sardinha. De palheiros passaram a ser casas coloridas, que eram construídas com tábuas na posição horizontal, a maioria na cor vermelha. Hoje em dia essas casinhas são, em sua grande maioria, usadas como recinto de férias no período do verão.






Atualmente as praias de Aveiro são as mais visitadas em Portugal por turistas franceses e espanhois.

O que fazer pela Costa Nova

Além de passear pela e tirar muitas fotos das casinhas mais charmosas de Portugal, é possível passear pelas dunas e curtir o mar que, geralmente fica em uma temperatura agradável entre a primavera e outono.

Tanto na Costa Nova como na Barra é possível praticar várias modalidades de esportes aquáticos (desde surf, kitesurf até canoagem) com instrutores especializados.




Nas praias de Mira ou Vagueira é possível assistir à Arte Xávega. Uma antiga ‘pesca artezanal’ em que as redes são puxadas por bois. Não cheguei a presenciar, mas ainda quero voltar pra ver e tirar muitas fotos.

Veja também: Sintra – Portugal

Dizem que foi na Costa Nova que nasceu a tradição de comer as chamadas Tripas (feitas com bolachas americanas menos cozidas e recheios). Elas são deliciosas, mas são também umas perfeitas bombas calóricas mas, mesmo assim, não deixe de as experimentar! As melhores que provei saíram da barraca Zé da Tripa, recheadas com ovos moles e chocolate… hmm…

E por falar em comida…

Em toda a marginal, virados para a ria, estão inúmeros restaurantes/marisquerias. Os mais conhecidos são o Dóri e Canastra do Fidalgo. A Rosana, do Viaje Comigo, experimentou o segundo restaurante e indicou em seu blog.

Sala do Canastra do Fidalgo, Costa Nova © Viaje Comigo
Retirada de www.viajecomigo.com

Como chegar até a Costa Nova

As praias e, consequentemente, as casinhas ficam a cerca de 13km de Aveiro. É possível chegar até lá através da autoestrada e, para quem está sem carro, existe a opção de ir de ônibus ou táxi.

Se for de ônibus, é possível tomar a condução na rua Clube dos Galitos, em Aveiro, de meia em meia hora. Não me lembro ao certo os preços, mas não deve fugir dos €2,00.

Quer um roteiro especial por Portugal? Mande-me uma mensagem!


VIAJE COM O BLOG #VPO

 HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com | HostelWorld | Ganhe R$ 130 com Airbnb

 SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

 ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars | ATRAÇÕES E INGRESSOS: Viator

 PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *