Você também tem aquele amigo que sempre vai e volta de viagens dizendo “cara, nem paguei as passagens. Comprei tudo com milhas!”? Pois é! Eu também tenho!

Mas e aí, você entende direitinho o que são essas tais milhas e como elas são acumuladas? Não?

Eu também não sabia, mas resolvi pesquisar um pouquinho e explicar aqui:

O que são milhas?

 

São os pontos de um programa de fidelidade oferecido por uma companhia aérea (ou empresas de outros setores). Basicamente, quando o passageiro se cadastra nesse programa e começa a viajar com essa companhia, passa a acumular pontos para trocar por outras passagens ou ainda, se o programa de fidelidade não for exclusivo de uma companhia aérea, a pessoa que acumular pontos pode também trocá-los por outros produtos.

 

Tá… Mas me fala um pouquinho mais sobre esse tal de programa de fidelidade…

Os programas de fidelidade, no plural, são a maneira que as empresas (de diversos setores) encontraram para fidelizar e recompensar seus clientes, além de deixar seus negócios cada vez mais lucrativos. De certa maneira, quanto mais o cliente utiliza o serviço, mais ele acumula pontos que podem ser trocados em muitos benefícios (passagens aéreas e hospedagem, por exemplo).

No Brasil, os principais programas de fidelidade ativos (das companhias aéreas) são:

 

TudoAzul, da Azul Smiles, da Gol | Amigo, da Avianca | Multiplus, da Latam

 

Para fazer o cadastro em algum desses programas basta clicar nos nomes em negrito. 🙂

 

Mas e aí, como acumular os pontos pra esses programas? Só comprando passagens aéreas?

E aí que vem a boa notícia: não!

Existem muitas maneiras de se acumular pontos. No entanto, o interessante é priorizar um dos programas para participar, pois assim você acumula pontos rapidamente… Atualmente só participo do Multiplus, por exemplo. Enfim, vamos lá:

Cartões de Crédito: Essa é a maneira mais conhecida de se acumular pontos nos programas de fidelidade. Os gastos do seu cartão de crédito (a não ser que ele seja o Nubank) se convertem automaticamente em pontos. Cada banco tem uma tabela que vale a pena ser conferida na fatura ou então na própria agência. Quando você acumula uma certa quantidade de pontos, começa a ser possível fazer sua transferência do cartão de crédito para o programa de fidelidade que você participa. No entanto, convém prestar muita atenção na data de validade dos seus pontos, eles expiram em 2 anos, geralmente. Boa notícia: quando você transfere para os programas de fidelidade as datas de validade mudam… Portanto você ganha um tempinho a mais para poder usá-los!

Estratégia: acumular praticamente todos os gastos em um único cartão de crédito e comprar tudo o que puder usando ele, assim você acumula mais pontos e chega mais fácil no valor mínimo de transferência.

Na verdade essa estratégia não funciona comigo. Eu uso apenas o Nubank desde 2015 e só recentemente eles divulgaram o programa de fidelidade deles. Sendo assim, pra mim, não compensa… Mas é a principal estratégia de viagens que meus amigos têm.




Rede de combustíveis: alguns postos de combustíveis também entraram nessa onda da fidelização e criaram alguns programas como o Km de Vantagens da Ipiranga e o Petrobrás Premmia. Os pontos acumulados podem ser trocados em produtos diversos e até mesmo em ingressos para shows. Mas é possível realizar transferência para os programas Multiplus (Km de Vantagens) e TudoAzul (Petrobras Premmia).

Booking: Reservando sua hospedagem através dessa plataforma você acumula 1 ponto Multiplus a cada dólar gasto! Esse ponto só é efetivado quando a reserva é realmente efetivada (ou seja, quando você faz seu check-in).

Compras diversas: além de todas essas maneiras, existem também outras maneiras de se acumular pontos em compras do dia a dia: Você pode ganhar pontos ao comprar em lojas como Magazine Luiza (1 milha Smiles para cada real gasto) ou Ricardo Eletro (1 milha Amigo para cada real gasto)… Muitas vezes os próprios sites dos programas de fidelidade divulgam informações sobre empresas parceiras onde você pode consumir e acumular pontos… É bom sempre ficar de olho e ativar os e-mails promocionais dos programas.

Estratégia: fazer essas compras com o próprio cartão de crédito e acumular pontos duas vezes!

Compra de milhas ou associação aos clubes: como se não bastasse todas essas maneiras de se juntar as milhas, é possível também adquiri-las… Isso vale a pena quando você quer resgatar uma passagem em promoção, mas não possui saldo suficiente para isso. O valor médio é de R$70,00 a cada 1000 milha! Existem também os clubes de milhas onde você paga uma mensalidade e recebe todo o mês algumas milhas e outros benefícios.

 

Cheezburger tv kids win flying GIF

 

Pronto! Agora eu consegui acumular minhas milhas… Mas e aí, como eu uso?

 

Depois de passar esse tempinho acumulando milhas, você percebe que tem um saldo considerável e decide utilizá-lo para comprar uma passagem.

No próprio programa de fidelidade é possível fazer uma pesquisa de voos disponíveis e ver qual a pontuação que você precisa ter para adquirir o voo escolhido. A avianca, quando lançou o programa, estava com uma oferta de voos por 4000 pontos! A Multiplus vira e mexe tem promoções e opções por 5000 o trecho.

Além de consultar o valor que você precisará pagar por milha, confira também o valor que você precisaria pagar, caso a compra fosse feita em reais… Pode ser que, em alguns casos, a compra com milhas não seja tão vantajosa… Mas se você for economizar uma boa grana com isso… Manda bala!

Além da compra de passagens aéreas você também pode comprar sua hospedagem e outros produtos com os pontos… Em minha opinião, a troca dos pontos por outros tipos de produtos vale a pena apenas se os seus pontos estiverem para vencer e não forem suficientes para comprar passagens…

O bom dos programas é que permite que você emita passagens aéreas para outras pessoas. Por exemplo, no início do ano eu consegui comprar uma passagem para o meu namorado usando meus pontos da Multiplus. Deu tudo certinho.

Se as informações do post foram úteis para você, curta e, por favorzinho, compartilhe com seus amigos! 🙂

Disney cute disney smile flying GIF

 


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *