Guimarães é uma cidade portuguesa do distrito de Braga, na região norte do país. Possui uma população de cerca de 50.000 habitantes. É berço de Portugal e possui um dos mais famosos cartões postais da região.

A cidade teve papel importante na formação de Portugal, sua história já conta com mais de um milênio desde o início de seu povoamento. Antigamente era conhecida como Vimaranes e era principal ‘centro governativo’ do condado Portucalense.

O centro de Guimarães é Patrimônio Cultural da Humanidade e suas ruas respiram história, encantando os visitantes.

Leia mais: 8 dicas infalíveis para perder o medo de avião!

Se ficar um dia em Guimarães, já vai ser possível conhecer as melhores atrações. No entanto, aconselha ficar um dia a mais para fazer tudo com calma e aproveitar para descansar.

Há lá um Castelo, na parte mais alta da cidade. Os portugueses o classificam como uma das 7 maravilhas portuguesas. O castelo, construído antes dos anos 1000, serviu como ponto de defesa do povoado português na época da reconquista pelo condado Portucalense. Hoje em dia é o principal ponto turístico de Guimarães .

Em frente ao castelo se encontra uma pequena igreja, chamada São Miguel do Castelo. De acordo com povos locais, lá teria sido batizado D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.




Logo a alguns passos do castelo é possível encontrar o Paço dos Duques de Bragança. Uma construção de 1420 que servia como residência presidencial do ditador Salazar (quando estava ao norte do país). A construção ainda é usada para essa função. É possível visitar a parte interna do Paço e circular por suas salas e quartos.

Após visitar a ‘zona do castelo’, o visitante pode seguir pelo centro ‘medieval’ da cidade. É encantador com seus largos, fontes e igrejas. Ao lado da igreja de Nossa Senhora da Oliveira está uma liteira gótica. Ainda por lá está a antiga prefeitura da cidade, construída no século XIV.

No largo do Brasil está um maravilhoso jardim e, ao fundo, a Igreja de São Guálter, tão imponente que é, ao lado do castelo, o principal cartão postal da cidade.

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *