Esse post é pra você, que tá pensando em fazer um mochilão pela Europa mas não sabe por onde começar em relação aos documentos.

(Aliás, se inclusive você não souber por onde começar em relação ao roteiro, manda uma mensagem para mim!)

O primeiro passo para colocar sua viagem em prática é tirar o passaporte e se informar a respeito da exigência ou não de visto para onde você está pensando em viajar.

Não sabe como tirar o passaporte? Clique aqui para ler o post com as instruções.

 

 passport mister bean GIF

 

Em relação ao visto, se você está pensando em viajar para países que estão no Espaço de Schengen, fique tranquilo, pois eles não requerem visto. O acordo que delimita o espaço visa remover o controle das fronteiras internas da UE. Para qualquer país integrante deste espaço os brasileiros têm livre circulação sem precisar de visto por até 90 dias, a cada seis meses.

Fazem parte do espaço: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca,Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia,Lituânia , Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Repare que a Irlanda e Reino Unido não fazem parte do acordo, pois antes mesmo da assinatura do mesmo eles já haviam firmado algo parecido, o chamado Common Travel Area (CTA), onde as regras são praticamente as mesmas.



Sendo assim, se você quiser fazer uma viagem de mais de 90 dias pela Europa, procure mais informações a respeito dos vistos!

Bom, além do passaporte e do visto, existem outros tipos de documentos muito importantes que são obrigatórios se você quer ir para a Europa viajar:

  • Seguro viagem obrigatório para turistas do acordo de Schengen. É obrigatória a apresentação da apólice de seguro (junto ao voucher e condições gerais do serviço contratado) com cobertura mínima de 30.000 euros para assistência médica por doenças ou acidentes no período da sua viagem. Se você quiser ter mais informações sobre os seguros viagens, clique aqui.
  • Passagem de regresso ao Brasil. Ultimamente, com todo esse fluxo de imigrantes e refugiados, as fronteiras europeias passaram a exigir a apresentação da passagem de volta por parte dos turistas. Esse documento também é requerido pela própria empresa aérea responsável pela sua passagem de ida (caso você tenha comprado de maneira separada), pois se o indivíduo não for “aceite” no país para onde está indo viajar, quem paga a passagem de volta (se não houver) é a companhia aérea que permitiu a viagem de ida.
  • Comprovativo de hospedagem ou carta convite de amigo. Provavelmente os agentes de imigração também vão querer saber onde você irá se hospedar. Sendo assim, tenha em mãos as suas reservas de hoteis ou, se você for se hospedar em casa de amigos ou familiares, peça que ele lhe envie uma carta convite para que você apresente ao agente da imigração. Esta carta deve ser escrita de próprio punho ou digitada, impressa e assinada pelo residente do país onde você está indo visitar. Em muitos casos, agentes da imigração solicitam que ela esteja autenticada por autoridades (cartórios) do país onde você está indo.

 

The Hills  travel the hills lauren GIF

 

É muita coisa, não é mesmo? Mas é bom planejar e providenciar toda a documentação necessária com, no mínimo, um mês de antecedência da viagem. Muito provavelmente os agentes da imigração não vão querer ver toda essa documentação, mas mesmo assim é sugerido que você tenha em mãos uma pasta com a documentação pronta para ser apresentada. Fique tranquilo e responda tudo e apenas o que os agentes questionarem. Em hipótese alguma você deve mentir.

Feito tudo isso, hora de curtir a viagem!


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

 

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *