Esse post é dedicado aos marinheiros de primeira viagem. Fiz esse checklist quando resolvi aconselhar uma amiga que iria sair de férias e estava pensando em viajar para o exterior. Como ela não entendia muita coisa de documentação, pesquisa, finanças e roteiros, resolveu me pedir uma ajudinha.

Nota: Se você também precisa de uma ajudinha no seu roteiro, envia uma mensagem pra mim ou clique aqui!

Toda viagem requer cuidados com alguns itens, mas quando se está indo viajar para fora ainda é preciso um pouco mais de atenção.

 channing tatum salute sailor hail caesar aye aye GIF

Planejamento

Mochila ou mala: Decida-se. Você pode fazer um comparativo de prós e contras sobre viajar com mochilas ou com malas vendo o que cabe em cada uma, qual será sua dificuldade de se deslocar de um lugar para outro com a mala/mochila, etc… Se optar pela mochila porque vai mochilar pela Europa, tenha atenção quanto aos limites de tamanho e peso das companhias lowcost! #ficadica

Itens essenciais: Leia informações na internet sobre que tipo de roupa levar para cada estação do ano de onde você esta pretendendo ir. Cuidado para não levar itens desnecessários! Se for um mochilão durante o verão, aqui tenho toda a informação que você precisa.

 

HULU tv fox travel hulu GIF

 

Dinheiro: Além de pesquisar muito sobre o “custo de vida de turista” da cidade, lembre-se sempre de esconder/dividir seu dinheiro. Eu deixo um pouco na bolsa, um pouco dentro da meia, um pouco na doleira… Etc.

Documentação e medicamentos: Não se esqueça de tirar o seu passaporte e levá-lo consigo! Veja, inclusive, se o país para onde você pretende ir requer vistos de turistas para brasileiros. Não sabe como tirar o passaporte? Então clica aqui. 

Não sou a favor de levar uma farmácia inteira para a viagem. Muitas vezes pode ser que você ocupe lugar demais… Mas não se esqueça de levar ao menos um remédio para dores de cabeça e algum relaxante muscular que você costume fazer uso em dias normais. Para azamiga: leve ao menos um comprimido do seu remédio de cólicas, se você usa!

Reservas de hospedagem e transportes: Não se esqueça de fazer suas reservas previamente e pesquisar os preços com um pouco de antecedência. Não deixe nada para a última hora (ou então a semana que antecede sua viagem) pois você pode se esquecer de simples detalhes. Imprima seus comprovantes e leve consigo em uma pasta de maneira organizada (ou simplesmente leve todos os comprovantes salvos no seu celular).



Ao viajar

Itens de entretenimento e outros mais: Não se esqueça de levar seus fones de ouvidos, seu carregador de celular e um bom livro. Durante as viagens é possível que momentos de tédio ou de ansiedade tomem conta do nosso corpo. Esses itens ajudam a nos distrair!

Sinta-se confortável: durante o voo, nada de ir de salto alto ou então com calças jeans muito desconfortáveis. Esteja com uma roupa que você se sinta confortável e também leve algum agasalho. Muitas companhias aéreas oferecem uma mantinha que ajuda bastante, mas pode ser que o seu pé fique muito gelado mesmo assim, por isso leve uma meia!

Registre seus momentos: não se esqueça de apagar fotos e músicas antigas do seu celular! Se puder, leve também uma câmera para ter fotos ainda melhores. Esses momentos de viagem valem a pena ser registrados <3

 traveling GIF

Comunicação e deslocamento

Mapas e GPS: faça o download dos mapas das cidades onde você vai através do Google Maps para usá-los offline. Pode ser que você ocupe um bom espaço da sua memória do celular, mas ajuda muito a não se perder em um lugar desconhecido.

Pesquise: Faça uma pesquisa muito detalhada sobre seu destino. Quais pontos turísticos que você quer conhecer, qual melhor forma de se locomover, onde se hospedar, quanto dinheiro levar, onde comer, quantidade de dias ideiais para se passar la, tipo de tomada e voltagem, que moeda usam… Pesquise fotos, posts de blogs e salve todas essas informações para não ser um viajante completamente ignorante quando chegar por lá!

Internet: Geralmente os aeroportos deixam que você fique online apenas 30 a 1h no wifi livre. Em outros, costumo dizer que funciona com open de internet, informe-se antes, entre no site do aeroporto que você está viajando para saber. Se for conveniente, adquira chip de internet 4G para estar conectado o tempo todo.

Aproveite o momento: Esqueça das redes sociais durante o dia. Não fique preso a elas durante os almoços (mas não se esqueça de mandar sinal de vida aos seus pais!) e desligue-se das coisas da sua rotina. Aproveite cada minuto e cada respiração que você der enquanto estiver viajando. Que esse momento seja inesquecível e que o inspire para muitas outras aventuras!

 music dancing no excited deal with it GIF


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

 

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *