E aí, marujo de primeira viagem!

Decidiu que vai se aventurar para fora do país mas ainda não tem passaporte?

Eis aqui um passo a passo para você não se perder e não ter nenhuma dúvida quanto a emissão desse documento!

Antes de mais nada, que fique bem claro que existe alguns países para onde você pode viajar apenas usando o RG, ou seja, não é necessário ter passaporte para viajar para eles. Fiz uma listinha completa desses países se você pode conferir ao ler o post:

Sou Brasileir@. Pra onde posso viajar internacionalmente sem usar passaporte?

No entanto, mesmo ao viajar para esses países, é válido que tenhamos o nosso passaporte. Primeiro porque sempre que surgir uma oportunidade de viagem internacional, você já vai ter o seu documento principal em mãos e não precisará fazer todo esse procedimento do post novamente… Afinal de contas, há muita coisa para se fazer enquanto se planeja uma viagem. Segundo porque um passaporte que contenha carimbos, mesmo se forem dos países onde não precisamos do passaporte, é mais bem recebido no momento de pedir algum visto ou na hora de passar pela imigração de algum país.

Dicas e conselhos dados, hora de conferir o passo a passo para emissão do passaporte:

1 – Verifique e reúna a documentação necessária.

Para tirar o passaporte comum, você deve conferir a lista emitida no site da Polícia Federal clicando aqui.

Basicamente: documento de identidade, título de eleitor (e comprovantes de votação da última eleição), CPF, passaporte anterior válido (se houver), documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens) e Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. Essa guia é gerada após a solicitação da emissão do documento. 

2 – Faça a solicitação da emissão do passaporte.

Você pode fazer isso clicando aqui.

Após o preenchimento de formulário o sistema vai gerar a GRU mencionada no item 1, que deve ser paga até o vencimento para que o trâmite se inicie de fato. O valor em 2017 é de R$257,25.




3 – Após pagamento e compensação bancária

Quando estiver tudo OK, o sistema libera a seção de agendamento de atendimento, na qual você poderá escolher o melhor dia e horário para comparecer ao Posto da Polícia Federal e continuar a emissão do documento. No dia que você estiver agendado, leve toda a documentação citada no ítem 1. Na PF você irá confirmar todos os seus dados, tirar suas digitais e uma foto. O sistema envia um e-mail e SMS para avisar que seu passaporte está pronto e você poderá ir buscá-lo sem precisar de outro agendamento.

O passaporte contém 32 páginas e é válido por 10 anos. Antigamente as tarifas eram mais baratas, mas o documento também só era válido por 5 anos.

Modelos novo e antigo do passaporte brasileiro

Algumas outras dicas importantes:

Para evitar problemas, peça seu passaporte com antecedência. De preferência antes de ter adquirido sua passagem aérea. Já pensou correr o risco de ter passagem marcada e a PF atrasar na emissão do documento? Que dor de cabeça…

Mantenha-o sempre válido. Se você resolver fazer um intercâmbio ou passar uma temporada fora do país, você terá que ter o documento com validade mínima de 6 meses. Ele não pode vencer enquanto você estiver fora do Brasil.

Aliás… Não existe a renovação do passaporte. Quando seu documento sair da data de validade, você terá que solicitar um novo, reunindo todos os seus documentos, da mesma maneira se nunca tivesse tido um passaporte.

Antes de viajar para qualquer país, fique atento quanto às documentações extras necessárias, por exemplo visto e carteira de vacinação (com algumas específicas). EUA, Vietnã, Austrália e Japão, por exemplo, solicitam vistos de cidadãos brasileiros. O visto também possui data de validade, geralmente é de 10 anos.

Se seu passaporte venceu, mas você ainda tem um visto válido nele, você deve usar seus dois passaportes para viajar. Exemplo: meu passaporte vencerá em 2018, mas tenho um visto dos EUA que vence apenas em 2025. Sendo assim, se eu quiser viajar para os EUA em 2019, devo carregar meus dois documentos para poder: 1 – me identificar com documento válido, 2 – Entrar no país com visto válido.

Alguns países também exigem contratação de seguro viagem. A União Europeia não é um país, mas os países que compõem o bloco exigem que os viajantes, estejam ‘munidos’ de seguro viagem ou saúde. Sendo assim, confira mais informações sobre os seguros clicando aqui. 

Esse post foi útil para você? Então não se esqueça de curtir e de compartilhar com os amigos!


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *