A Casa Batllò é uma construção projetada pelo arquiteto Antoni Gaudi e fica no bairro modernista da Ilha da Discórdia em Barcelona.

A construção já está presente na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial e é uma dos mais belos e famosos pontos turísticos da cidade.

Interior

Encomendada por um rico industrial do setor têxtil, o senhor Josep Batlló i Casanovas, a casa, de início, não o agradou por ser muito “comum”. Só depois de reformá-la profundamente é que havia ficado do seu agrado: como é atualmente.

 

A Casa Batllò teve enorme influência na criação de um dos mais famosos cenários da televisão brasileira: O Castelo Rá Tim Bum. Com fortes referências arquitetônicas e estilos nas roupas dos moradores, os projetistas responsáveis pela arquitetura do cenário capricharam e deixaram o programa com a cara da casa.

Portas do salão principal. Claramente uma enorme influência para a criação do cenário do Castelo

A fachada principal está voltada para o Passeig de Gràcia, e está dividida em três partes diferentes harmoniosamente integradas. Uma parte superior, ligeiramente recuada em relação à rua, é um tipo de crista feita de cerâmica colorida que suscita múltiplas interpretações. Uma parte central, do segundo ao ultimo andar, feita de um tapete multicolorido, de onde saem as sacadas. Uma parte inferior ( o térreo, o primeiro andar e duas galerias no segundo andar), feitas em arenito de Montjuic, apresentando formas onduladas.

O preço para se visitar o interior da construção é um pouco salgado: custa em torno de 23,50 euros! Mas para os fãs de arquitetura, é uma visita que vale a pena. 😉

Mais informações em: https://www.casabatllo.es/en/

 

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *