Camões, em sua obra Os Lusíadas, descreveu o Cabo da Roca assim:

Eis aqui, quási cume da cabeça
De Europa Toda, o Reino Lusitano
Onde a terra se acaba e o mar começa
E onde Febo repousa no Oceano

O local fica no Concelho de Sintra, a 40 minutos de Lisboa e é considerado a ponta mais ocidental da Europa Continental. Em minha opinião, é um dos lugares mais emocionantes de se visitar. #chorei.

Do alto das falésias (que chegam a ter mais de 140m de altitude) a visão do Oceano Atlântico é de tirar o fôlego. Batia saudade de casa: é o ponto mais ocidental da Europa, então imaginei como se fosse o ponto mais próximo do Brasil. Além disso, me senti invadida por um sentimento português da época dos descobrimentos. Como ver todo oceano a nossa frente e não querer avançar por ele? Pois é. Com toda a certeza ainda quero voltar muitas vezes nesse lugar.

O Cabo da Roca nem tem grandes atrativos turísticos, o que vale mesmo é a vista das falésias e oceano: Há apenas um farol, um restaurante e um posto turístico onde você pode comprar lembrancinhas e pegar um certificado de que visitou o ponto mais ocidental do continente europeu continental. Fiquei sabendo desse certificado só quando voltei para Coimbra e, portanto, aqui está mais um motivo para voltar a visitar o lugar.

O Farol é o terceiro mais antigo da costa portuguesa, foi construído a pedido de Marquês de Pombal no ano de 1772.

Infelizmente o Cabo da Roca não é um lugar muito visitado pelos viajantes que passam por lá. Interessante mesmo é passar algum tempo ali, a contemplar um final de tarde e aproveitar este rico presente da natureza e da história.

Ingressos para passeio em Sintra e Cabo da Roca aqui.





Sobre o local

De acordo com o VisitPortugal, existem registros históricos que indicam que no local havia um forte que cumpria um papel muito importante para a proteção da região de Lisboa e formava uma linha defensiva ao longo da costa portuguesa, em meados dos anos 1600, durante as Guerras Peninsulares. Atualmente, desse forte só existe o farol, que continua a ser muito importante para a navegação na região.

Leia também: Conheça o Charme da Costa Nova

Como chegar até la

De carro: Partindo de Lisboa serão aproximadamente 40km, dirigindo pela A5 e N9-1 e depois N247. Partindo de qualquer outra cidade ao norte de Lisboa a viagem parte da A1.

De trem ou de ônibus: Seguindo de Lisboa até a estação de Sintra ou Cascais para depois pegar o ônibus 403 da Scotturb. As passagens ficam em torno de €3,00 cada.

Dicas

Venta muito no lugar, portanto esteja preparado para passar um pouquinho de frio, mesmo no verão.

Não seja babaca e não ultrapasse as cercas que delimitam o acesso dos visitantes. Acidentes realmente acontecem.

Posso te ajudar em um roteiro perfeito para visitar o lugar. É só clicar aqui para saber mais.


VIAJE COM O BLOG #VPO

 HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com | HostelWorld | Ganhe R$ 130 com Airbnb

 SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

  ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your GuideViator

 PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *