Bratislava é a capital da Eslováquia.

Um destino muito particular, o qual as pessoas costumam incluir no roteiro quando decidem passar por Viena, pra fazer um bate e volta. A passagem de ônibus entre as cidades custa cerca de 1 euro pela RegioJet (com direito a café e serviço multimídia + wifi!), o que estimula muito os viajantes.

Além da arquitetura dos prédios e igrejas, e da mistura do antigo com o novo, o que chama a atenção de quem passa pela cidade são as estátuas que estão espalhadas pela cidade e que, hoje em dia, são os ‘habitantes’ mais ilustres do local.

O autor de livros infantis Hans Christian Andersen considerava Bratislava um verdadeiro conto de fadas e tinha tanto amor pela cidade que até ganhou uma em sua homenagem!

Segundo o pessoal do hostel onde fiquei hospedada (era um hostel aberto em algumas temporadas, Summer Youth Hostel Mlada Garda, que não encontrei mais para colocar o link do Booking aqui), as estátuas foram criadas e colocadas nas ruas da cidade no período pós comunismo. Não só as estátuas foram instaladas, mas prédios foram pintados com cores mais alegres e reformados também. A ideia era deixar Bratislava mais alegre.

Já outras pessoas dizem que os personagens foram instalados com o único intuito de atrair os turistas, já que muitos acabam por desviar de Bratislava por falta de informação sobre a história da cidade ou até mesmo por se sentirem muito mais atraídos pelas grandes atrações de Viena, Praga e Budapeste.

Enfim… São várias estátuas de bronze, em tamanho real, que ficam esaplhadas pela cidade (mais particularmente o centro histórico), aqui está um pouco mais sobre elas:

1 – O soldado de Napoleão

Na praça principal da cidade, de nome impronunciável (Hlavné Námestie), existe uma estátua que chama chama muita atenção dos turistas: A estátua de um soldado de Napoleão (que esteve com seu exército em Bratislava no ano de 1805), que fica apoiado em um banco, prontinho para tirar fotos com os visitantes.

Segundo a um guia de um free tour que eu estava acompanhando, esse soldado se chamava Hubert e se apaixonou por uma moradora da cidade. Decidiu se mudar para lá e tornou-se produtor de vinhos.

Vai viajar e precisa de um seguro-viagem? Cote aqui! 

2 – Schöne Náci

Segundo ao guia do free tour, este era um homem com problemas mentais e caminhava pela cidade com trajes muito elegantes. Saudava a todos com seu chapéu, bem como foi representado na estátua. Ela fica na rua Rybárska Brána.



3 – A mulher e seus pássaros

Não sabia nada sobre essa estátua. Me chamou a atenção enquanto eu estava a fazer o post e procurar fotos em meu acervo e a encontrei. Vi em outros blogs que pode se tratar de  uma medusa ou então de um personagem do conto Anne Lisbeth de Hans Christian Andersen.



4 – O autor

E por falar no tal do Hans, aqui está a estátua dele.

4 – Cumil

Eu e meu amigo trabalhador
Eu e meu amigo trabalhador
 amigo trabalhador
amigo trabalhador

Talvez essa seja a estátua mais famosa da cidade. É, inclusive, a minha favorita porque quando a avistei logo sai correndo para tirar várias fotos. Há lá uma placa escrito “Man at Work” que talvez seja o nome do personagem. É um trabalhador de braços cruzados que observa os visitantes de dentro do bueiro.

Jogo: Você manja de mapas?

5 – Paparazzi

Essa eu não cheguei a ver. Tive que pedir uma foto dela a uma amiga que foi para Bratislava antes de mim. Se tratava de um homem com uma máquina nas mãos, pronto para dar um clique. A estátua pertencia ao restaurante de nome Paparazzi e, quando o mesmo fechou as portas, os donos resolveram retirar a estátua.

6 – Andy Warhol

Essa também não está mais lá. Ficava na Rua Ventúrska.




Além de todas essas estátuas em poses peculiares, Bratislava tem muitas outras espalhadas por todos os cantos.

Se você viu uma diferente e quer compartilhar comigo, envie no e-mail ou no Facebook!


VIAJE COM O BLOG #VPO

 HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com | HostelWorld | Ganhe R$ 130 com Airbnb

 SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

 ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars | ATRAÇÕES E INGRESSOS: Viator

 PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *