Salzburgo é uma cidade austríaca com cerca de 150.000 habitantes que fica perto do estado alemão da Baviera. É famosa e conhecida por amantes da ópera e música clássica pois é cidade natal do incrível músico Amadeus Wolfgang Mozart. Em alemão, Salzburg significa “Fortaleza de Sal”, pois fica em uma região de rota de embarcações que transportavam sal extraídos das minas da região. Salzburgo está em uma localização nobre, às margens do rio Salzach e é cercada por imponentes alpes.

Para completar, centro histórico da cidade é Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO, pois traz em suas construções (maioria barroca) parte da história da Áustria e Europa em períodos entre o Iluminismo até a Segunda Grande Guerra. É mais uma cidade para os amantes de história e música colocarem na lista para visitar! 😉

A cidade também é muito famosa e visitada por cidadãos europeus devido aos seus festivais que acontecem em diversas épocas do ano.

Curiosidade: A cada 3 anos, sempre no mês de maio, acontece na cidade o Campeonato Mundial de Aviões de Papel.

Estátua no Palácio Mirabell

 

Mesmo que você chegue em Salzburgo sem saber que foi lá que Mozart nasceu, a cidade fará questão de o “deixar a par” disso. TUDO na cidade remete ao músico: desde chocolates até personagens fantasiados com roupas de ‘época’ para se tirar fotos. É possível também visitar a casa onde ele morou e o local onde ele nasceu. Há festivais de música clássica que fazem questão de tocar ao menos duas das sinfonias de Mozart a cada concerto.

Mozart, compositor de mais de 600 brilhantes obras da música clássica, nasceu na rua Getreidegasse, 9, hoje chamada de Mozarts Geburtshaus. Uma construção de cor amarela que se tornou atração principal (como museu) do centro histórico de Salzburgo.

Mozart Haus
Mozart

Os festivais na cidade começaram a ‘surgir’ devido ao legado que Mozart deixou nos habitantes de Salzburgo. Hoje, para ir a um festival na cidade é necessário adquirir um ingresso com meses de antecedência. Nas bilheterias os ingressos custam até 350 euros, mas no ‘mercado negro’ pode chegar a custar mais de 1000 euros!

O maior festival da cidade acontece entre julho e agosto. Para saber mais sobre ele, acesse: www.salzburgerfestspiele.at

 

Festivais ao ar livre

É possível conhecer o centro histórico de Salzburgo a pé, mas é preciso ter muito fôlego para subir e descer as ladeiras nada convidativas. Boa notícia: mesmo no verão as temperaturas são bem amenas, comparadas ao verão brasileiro e, portanto, não sentimos tanto ao caminhar por lá.

Apresentações de Ópera e Orquestra ao ar livre
Apresentações de Ópera e Orquestra ao ar livre

A Fortaleza Hohensalzburg é parada obrigatória! É abrigo de um dos maiores castelos medievais de toda a Europa, com 250m de cumprimento e 150m de largura. É um dos principais cartões postais da cidade de Mozart, e fica todo imponente ao topo de uma colina. A construção é de 1077 e reformada em 1945 e era lar do império da região. Passou a ser aberto para visitação apenas em 1857. Os visitantes contam com um funicular para leva-los até o castelo e também com um áudio guia que traz histórias sobre a cidade e o local.

Vista da Fortaleza

Outros pontos a serem visitados no centro histórico: Mosteiro de Nonnberg, Abadia de São Pedro, Catedral de Salzburg, Residência dos Arcebispos, Igreja Franciscana e, por fim a Getreidegasse, onde Mozart nasceu.

 

Jardins do Palácio Mirabell
O Palácio Mirabell

O Palácio Mirabell é outro ponto turístico da cidade. Localizado na cidade nova, a sua história é um pouquinho densa. Foi construído por um acerbispo que não conseguiu levar os votos de celibato a fundo. Teve um relacionamento com uma mulher e com ela teve 10 filhos. Mandou então construir o palácio para ela. A igreja católica não aceitou o “escândalo” e o fez prisioneiro na fortaleza por seis anos, até sua morte. Mudaram então o nome do palácio para Mirabell, para tentar apagar a conturbada história do local.

Salzburgo fica a 150km de Munique e a 300km de Viena. É possível viajar pela região de carro, ônibus e principalmente de trem. Para viajar pela europa: www.goeuro.com

Quando fui para lá, fiquei neste hotel. Não tem luxo, mas é bem localizado e possui excelente serviço. Excelente para aqueles que querem conhecer a cidade muito bem. Se preferir outro site: utilize nosso Link do Airbnb para fazer suas reservas e ganhe até R$100,00 de desconto! 😉

Quer saber mais sobre essa cidade tão encantadora? Siga #voupraonde e fique por dentro de tudo!

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *