Um problema básico de viajante é chegar despreparado em um lugar onde as tomadas são diferentes das que estamos acostumados em nossos países. Seja por causa dos pinos, seja por causa da voltagem… Isso é sempre um ítem que devemos tomar atenção antes de sair de casa.

season 3 wall GIF

 

Eu tenho um “T” universal bitelão que me acompanha em todas as trips desde 2014. Ele sempre fica na mochila, preparado para emergências.

 

 

Adaptador bitelão que me acompanha!

Mas vamos aos tipos de voltagens e tomadas de Portugal…

Quanto as voltagens

Em todo o país (incluíndo arquipélago da Madeira e Açores) a voltagem padrão é de 220V (Volts) e 50Hz (Hertz).

O que isso significa? Significa que é um pouquinho diferente do Brasil, onde temos diferentes tipos de voltagens, mas grande parte dos nossos equipamentos são 110V. Significa também que se ligarmos estes equipamentos nas tomadas de Portugal, eles queimam.

Quando vim fazer meu intercâmbio entrei em choque pois descobri isso 2 dias antes de viajar, quando meu secador 110V já estava dentro da mala… Dancei!

Isso acontece também com as chapinhas, ferros portáteis e outros aparelhos elétricos que não são bivolts! Fique esperto! Geralmente os carregadores de computador e celular são bivolts, então tá tudo certo!

Além disso, se colocar um aparelho feito para 60Hz o funcionamento pode ter um rendimento abaixo do esperado.




Quanto as tomadas

Portugal utiliza o chamado Padrão Europeu de tomadas: C e F. O que difere uma da outra é que uma é mais funda e a outra é um pouco mais rasa. As mais fundas são mais seguras e oferecem maior estabilidade ao cabo do aparelho, dificultando que ele caia ou se desencaixe.

 

Tipo mais “raso”
Tipo mais fundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São bem parecidos com os que costumávamos usar no Brasil, não é¿ Alguns aparelhos ainda “servem”, mas atualmente usamos aquele tipo de três pinos e, sendo assim, precisamos de um adaptador.

 

Tomadas dos equipamentos em Portugal

 Vídeo:

Levar equipamentos para o Brasil

Se você tem a intenção de comprar algum tipo de equipamento e levar para o Brasil: atenção! Se ele for bivolt, ok, mas se ele tiver aquela voltagem de 220V e 50Hz pode ser que não funcione muito bem quando você chegar em casa.

Leia também: Saiu o primeiro e-book completo sobre VIAGENS!


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *