Salamanca é uma cidade espanhola da comunidade autónoma de Castela e Leão. Possui cerca de 155.000 habitantes, é berço de uma das mais importantes e antigas universidades da Espanha, está recheada de monumentos da Idade Média, Renascimento e principalmente da ‘época barroca’. A cidade tem fama de ser o lugar com o castelhano mais puro da Espanha e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. É um dos melhores lugares para se conhecer a cultura espanhola. ❤

 

Simbolo de Patrimônio da UNESCO na Plaza Mayor

A Plaza Mayor de Salamanca é considerada a mais bonita de toda a Espanha (mais bonita que a de Madri!), é o centro das atividades da cidade durante o dia e a noite. Uma visita a este local é indispensável para admirar suas construções em ‘edificações contínuas’, tirar boas fotos e comer tapas nos restaurantes típicos. Ao centro está o edifício da Câmara Municipal (Ayuntamiento) e em uma das construções laterais está uma homenagem ao Rei Felipe V de Borbón e, segundo uma placa instalada no local, foi em seu reinado que se iniciou a construção da praça.

 

A Plaza Mayor de Salamanca

Outro ponto a ser visitado é a Casa das Conchas. Uma biblioteca em um edifício Gótico com elementos ‘platerescos’ que foi construída nos anos 1400 e 1500 para ser um palácio representativo da nobreza. A partir de 1929 se tornou patrimônio nacional. As conchas representavam o símbolo da família dos nobres que construíram o edifício.




Algumas lendas atraem ainda mais os turistas para visitar o edifício. Uma delas conta que debaixo de uma das conchas existe uma moeda de ouro (o que não é nada de espantoso, visto que naquela época, segundo os espanhóis, era costume colocar moedas nos cimentos para atrair boa sorte durante as construções). Outra lenda conta que a família que construiu o edifício colocou todas as suas joias em uma das conchas. O ‘tesouro’ ainda permaneceria por lá.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a 5ª mais antiga de toda a Europa. São quase 800 anos de vida acadêmica passeando por elegantes ruas e edifícios barrocos, renascentistas e medievais. Grandes pensadores espanhóis como Luis de Góngora e Pedro Calderón de la Barca já passaram pela USalamanca.  Os estudantes espanhóis e internacionais da unviersidade representam cerca de 30% da população da cidade!

Leia mais: Ganhe 5% de desconto ao comprar seu seguro-viagem

A universidade possui uma fachada imensa e histórica que atrai turistas universitários devido a uma lenda: há lá esculpido um sapo que,  se você encontrar (sem ajuda de ninguém), você não terá nenhuma reprovação dentro da universidade. Praticamente impossível…

 

Um dos edifícios da US

 

Salamanca ainda possui diversos pontos turísticos que podem ser visitados durante um dia ou dois, já que a cidade é pequena e é um refúgio de descanso para muitos turistas.

Ficam aqui mais algumas dicas sobre onde ir:

– Catedral velha e Catedral Nova

– Igreja de Santo Estevão

– Casa Lis

– Museu da História Automotiva

– Palácio de Monterrey

– Convento de Las Dueñas

– Ponte Romana

– Parque dos Jesuitas

– Igreja de São Marcos

– Casa das Mortes

Quer dicas de roteiros ou contar sobre uma viagem aqui? Envie uma mensagem ou comente no post!

Salamanca está a cerca de 210km de Madri. É possível chegar até ela de carro (via A-50), de trem ou de ônibus (Alsa, por cerca de EUR 12,00).


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *