Dias atrás fiz um post inspirador para dar um empurrãozinho em pessoas que sonham em viajar, mas que nunca encontram companhia para se aventurar (você pode conferir clicando aqui) e, se é que o texto serviu de algo… você deve estar começando a planejar uma viagem sozinh@ agora.

Isso é muito bom e eu fico MUITO FELIZ por você, mas sinto-me no dever de também deixar aqui algumas dicas essenciais para que você não cometa alguns errinhos bobos (que até eu mesma já cometi) enquanto aprendemos a viajar.

Impossível fazer um manual de instruções, mas a experiência nos deixa sempre mais espertos, não é mesmo?

1 – Não pesquisar a cultura local do lugar para onde você vai

 

 animals man beach elephant massage GIF

 

Esse é um dos maiores erros de viagem (não só para trips solo, mas para todas elas!). Existem países que são muito diferentes de onde vivemos e requerem um tempinho para pesquisar sobre todas as particularidades que podem ser encontradas: tipo de alimentação, transportes, “etiqueta”, costumes, vestimentas… Na Turquia, por exemplo, não se pode visitar uma mesquita de bermuda ou saia, sendo necessário cobrir toda parte do corpo que fica aparente com lenços disponibilizados. Na Indonésia, além de cobrir os ombros e pernas, é necessário ainda tirar os sapatos para entrar em templos. Enfim, fique de olho nos detalhes para evitar aqueles olhares with laser dos locais!

2 – Não provar a comida local

 

 thailand thai wok thai food GIF

 

Já ouviu falar de tour gastronômico? Pois é… eu não tô falando para você fazer isso, mas separe uma parte do seu budget para provar os principais pratos dos lugares onde você vai visitar. Isso faz parte da sua experiência durante a viagem e acho que você deve deixar um pouco o fastfood de lado e provar comidas típicas e locais. Aproveite as barraquinhas de rua! Vai na fé! Se você não morreu depois de comer pastel com caldo de cana da feira, não é com um espetinho de escorpião que você vai morrer!

3 – Não estar preparad@ para situações de emergência

 

 90s police full house 911 michelle tanner GIF

 

É aquela coisa né: leve com você uma cópia do passaporte, do cartão de crédito, bilhete de embarque, número de telefone de pessoas que ficaram à sua espera, endereço do seu hostel, apólice de seguro-viagem… Mesmo se você for sair para um passeio rápido, mantenha tudo isos dentro de uma doleira na cintura, por exemplo. Nunca se sabe quando é que você vai precisar destes documentos.

4 – Não fazer seguro-viagem

 

 

Já que acabei de falar sobre estar preparado para emergências… O seguro viagem é indispensável em qualquer aventura que você for se meter. Já falei disso nesse post aqui, mas vale reforçar: separe uma parte do seu budget para o seguro. Eu recomendo a Assist Card, que já salvou minha vida várias vezes e, se não fosse pelo seguro, eu teria gastado todo meu precioso dinheiro em hospitais. Lembrando que leitores do blog possuem 5% de desconto na contratação através dos Seguros Promo! #ficadica

5 – Não compartilhar os planos da viagem

 

 brain thoughts study learning information GIF

 

Deixe SEMPRE alguém informado sobre o que você vai fazer na sua viagem. Se você for daquelas pessoas organizadas com roteiros, deixe uma cópia do mesmo com algum “responsável” e mantenha essa pessoa ciente de possíveis mudanças de planos. Se você não aparecer e alguma coisa terrivel acontecer *bate 3 vezes na madeira* elas já terão uma base para começar a procurar por você.



6 – Ficar ostentando

 

 money swag rich dave chappelle limo GIF

 

Não é só porque você foi pra Europa/Ásia/América do Sul/EUA/ETC que você precisa ficar ostentando suas coisas. Evite expor itens que podem colocar você em perigo ou então que possa chamar atenção dentro dos hostels ou hoteis… Tome muito cuidado em áreas que geralmente são lotadas, como o transporte público e feiras e evite surpresas. Acha que é bobeira? Já viu essa notícia de quando a Kim Kardashian foi assaltada em Paris? Pois é!

7 – Parecer um turista

 

 

O jeito como você anda e fala, como você tem sua postura, como você se veste revelam muito sobre você. Se demonstrar que é um turista babaca ou demonstrar insegurança e medo pode acabar sendo um alvo muito fácil para aproveitadores. Se vista como os locais e mostre que você sabe o que está fazendo. Não dê bobeira!

8 – Cair em atrações pega turistas

 

 

Pessoas fantasiadas de gladiadores enquanto você está visitando o coliseu de Roma. Elas se oferecem para fazer uma gracinha e tirar uma foto e depois começam a cobrar preços absurdos por isso, tipo 20 euros! Mulheres com filhotes de animais no Marrocos, elas te deixam segurar o bichinho e depois te cobram 30 euros por isso. Homens vendendo artesanato que colocam pulseiras “de graça” no seu braço, dizem que é presente e depois cobram 10 euros por isso…

Corra dessas “atrações pega turistas”! Saiba dizer não educadamente mas, se insistirem, nem sequer faça contato visual e corra dali!

Curtiu essas dicas? Não esqueça de dar like no blog e compartilhar com os amigos!


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG!

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PACOTES DE VIAGENS: CVC | PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *