Recebi vários feedbacks muito positivos sobre um post passado que falava de razões para se mudar para o exterior. Entre eles, estava a reflexão de uma pessoa que me chamou a atenção: Ela falou sobre como é frustrante ficar lendo posts sobre razões para partir sendo que, muitas vezes, as razões são muitas e óbvias e o que falta, na verdade, é oportunidade e dinheiro.

E isso é verdade.

Infelizmente as oportunidades não são as mesmas para todos e muitas (atenção aqui: não digo todas. Digo MUITAS) das pessoas que estão por aí, largando *tudo* para viver aventuras de mochilas nas costas, pegando caronas e fazendo acampamentos, na verdade não sabem o que é passar dificuldade e sair de verdade da zona de conforto. Não sabem o que é ter que trabalhar e fazer o salário (baixo ou medião) durar o mês inteiro para pagar todas as contas de casa + a faculdade. Não sabem o que é chegar ao final do mês com centavos na conta bancária, ler na internet dicas sobre como *economizar para viajar* e se sentir um idiota por não conseguir fazer isso. Aliás, a maioria das pessoas não têm nem tempo para pensar em viver fora ou viajar. #desabafei haha

O texto do meu post não entrou nesse assunto, mas podia ter entrado. Eu podia ter falado sobre essa realidade. Mas não o fiz porque a ideia não é apoiar esteriótipos, e sim motivar as pessoas a seguirem seus sonhos, independente de qual seja sua realidade.

Aprendi desde cedo a correr atrás daquilo que tenho vontade e daquilo que possa me proporcionar um futuro melhor. Sei que, mesmo assim, existem muitas pessoas em situações bem mais difíceis e é por isso que meu objetivo é ajudá-las a realizar sonhos, sejam quais forem eles.

 

Leia também: Perguntas que viajantes sempre recebem

 

 Ainda não conseguimos mudar o mundo sozinhos mas, para começar, deixo aqui uma lista de dicas e pensamentos que, a princípio, podem parecer meio bobos mas ajudam qualquer pessoa a dar o primeiro passo para conseguir aquilo que deseja: seja fazer uma viagem, mudar de país, comprar um carro, começar uma faculdade, comprar uma casa, enfim. Bem uma sessão de coaching, haha. Coloco em prática e vejo que, com muita persistência, dá certo.

Antes de iniciar, quero pedir para que você me envie (seja por comentário no facebook/blog ou e-mail) sugestões de temas/assuntos para que eu possa escrever mais sobre a nossa realidade e me ajude a aumentar os posts que realmente valem a pena ser lidos nessa nossa internetona brasileira. Isso é muito importante!

Desde já, muito obrigada! <3

1 – Tenha seus objetivos e metas bem definidos e anotados em um papel

Antes de tudo, objetivos e metas são coisas diferentes. Basicamente, objetivos (ou propósitos) são todas as “coisas” que você pretende alcançar como, por exemplo, mudar de vida ou fazer uma viagem. As metas são tarefinhas que específicas e com prazos para serem terminadas que fazem com que você, ao cumpri-las, esteja cada vez mais próximo dos seus objetivos. É muito importante que eles estejam bem definidos, mesmo que sejam muito simples, como ler um capítulo de um livro por semana.

 writing GIF

Meu conselho é tirar um domingo para sentar na mesa e escrever tudo aquilo que gostaria de fazer/viver/conquistar, estabelecendo seus objetivos e metas dessa maneira. Seja realista e claro. Comece com coisas que você realmente consiga realizar sem muito esforço e assim você se sentirá muito mais motivado para ir aumentando a dificuldade dos seus objetivos. Seja claro para saber o que você realmente quer e quando você quer. Exemplos hard: Eu quero passar em um concurso daqui a X meses. Eu quero ter R$X,00 até julho de 20XX para poder fazer uma viagem.

 

2 – Tenha um propósito inabalável

O que é isso? É aquela força que vai levantar você quando estiver desanimado e sem saber porque é que está se esforçando tanto para cumprir seus objetivos/metas. É no seu propósito inabalável que você vai pensar quando estiver se sentindo desmotivado e sem razões para continuar sua caminhada de vida. Ele pode ser de três tipos:

 dreams GIF

– EU – pode ter relação com você mesmo, sendo aquilo que você quer conquistar para você: eu quero começar uma faculdade porque eu quero um futuro melhor para mim.

– NÓS – pode ser diretamente relacionado a alguém que você estime muito: eu quero muito passar nesse concurso e ganhar um salário melhor para dar um futuro melhor para o meu filho.

– TODOS NÓS – pode ser relacionado a você, pessoas que você estime e a sociedade: eu quero fazer o intercâmbio da AIESEC porque eu quero impactar o mundo de maneira positiva.

Viajado, né? Mas funciona!




3 – Lembre se SEMPRE dos itens 1 e 2

Reflita por 5 minutos do seu dia sobre seus objetivos/metas e sobre seus propósitos inabaláveis. Pense neles enquanto estiver tomando banho, enquanto estiver dentro do ônibus, enquanto estiver lavando a louça do jantar.

Identity memes thinking smart think GIF

Faça isso e quem sabe você conseguirá até encontrar maneiras diferentes e mais fáceis de alcançá-los. Parece óbvio (e bem bobo), mas as maiores conquistas que você terá na sua vida serão realizadas fazendo o óbvio.

 

4 – COMEMORE!

É algo que parece ser ainda mais bobo que o item 3, mas…

 happy fun celebration parks and recreation celebrate GIF

É tão complicado e difícil quando ainda estamos “longe” de atingir nossos objetivos, parece que nunca vamos conseguir alcançá-lo, pois caminho a percorrer é enorme. Sendo assim, comemore cada meta que voce definiu e cumpriu: comemore cada passo dado, cada hora que você ficou sem fumar, cada dia que você fez exercícios físicos, cada centavo que você conseguiu poupar na sua rotina, cada livro que você terminou de ler ou até mesmo cada página do seu TCC que você escreveu. Aproveite as pequenas conquistas. Assim você gera dopamina, que causa sensação de bem estar e felicidade, dando ainda mais forças para você seguir no seu caminho e conquistar seus objetivos.

 

Sei que esses 4 itens podem parecer ridículos, mas acredito que podem ajudar muito quem quer mudar algo na rotina mas não sabe como começar. 🙂

Você aí tem maneiras próprias para seguir em frente e sempre conquistar seus objetivos? Compartilhe nos comentários!


VIAJE COM O BLOG

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *