Quem nunca ficou de olho no passaporte das pessoas enquanto espera na fila de embarque que atire a primeira pedra!

Isso é quase que um vício e só não é menos tentador do que pedir para ver o passaporte do coleguínea gringo durante alguma viagem.

 photo mr bean passport GIF

Alguns nem são tão interessantes ou são mediões igual ao nosso BRBR. Já outros, meu deus… São verdadeiras obras de arte e deve dar até dó de usar. Você vai entender o que estou querendo dizer ao ver essa lista:

1 – Noruega

O passaporte norueguês foi redesenhado em 2014, como uma celebração ao minimalismo escandinavo. As páginas internas descrevem as paisagens naturais do país usando linhas limpas e tons de cinza, azul e laranja. A ilustração principal entre as páginas é linda normalmente mas realmente ganha vida quando observada com uma luz UV: as cores ficam escuras e a aurora boreal aparece como linhas maravilhosas no céu noturno.

Os passaportes são confeccionados nas cores branca (para imigrantes), turquesa (para diplomatas) e vermelha (para cidadãos comuns).

 

2 – Finlândia

Este é um dos meus favoritos! O passaporte foi redesenhado em 2012 e funciona como um “flipbook”. Quando você passa as páginas é possível observar uma ilustração de um alce andando no canto inferior. Isso mesmo ANDANDO!

Essa foi uma das soluções que os finlandeses encontraram para evitar fraudes nos passaportes. Imagine ser pego pelo funcionário da imigração: Moço, vou ter que te prender. O alce do seu passaporte não está se mexendo. Como você explica isso?

 Leia também: 6 razões para você se mudar para o exterior enquanto é jovem

3 – Austrália

Cangurus, emus e ornitorrincos: o passaporte australiano tem todos eles. As ilustrações das páginas são uma verdadeira homenagem à biologia particular do país. Ainda, sob as belas fotos, uma série de recursos de seguranças estão escondidos, incluindo uma imagem de um canguru flutuante que aparece em cima da página quando esta é inclinada.

 

4 – Canadá

Super comuns quando olhamos sob luzes normais. Mas quando você coloca sob luz UV: TCHARAM! A magia acontece! As ilustrações simples se transformam em cenas e símbolos icônicos canadenses, desde Niagara Falls até as folhas de maples!

5 – México

Super simples, porém um dos meus favoritos! Ele apresenta um brasão diferente em cada uma de suas páginas para representar os 31 estados do México e o Distrito Federal. Dá-lhe Sinaloa!



6 – Suíça

O novo passaporte, redesenhado em 2010 é super clean e dispensa brasões. O país pode ser representado por uma cruz e um design super minimalista, porém com detalhes em relevos que conquistaram o meu coração.

E essas páginas coloridas¿ Curti muito!

7 – China

Bem como o passaporte canadense, o passaporte chinês esconde segredos que só são desvendados sob luz UV. Simbolos nacionais, incluindo a Grande Muralha da China estão representados no documento.

 

8 – Nova Zelândia

Cada página do passaporte neozelandês conta histórias sobre as jornadas de seus habitantes (kiwis). A planta que está presente na capa do documento é a Fern, um tipo de samambaia muito adorado por eles.

9 – Islândia

A capa parece muito com o nosso antigo passaporte, com o brasão centralizado, tons de azul e okzinho.

Mas é só abrir a primeira página para perder o fôlego: MASOQUEEEEE

É um dos passaportes mais bonitos em detalhes que já vi. Não fica muito claro se o elemento logo na esquerda é uma letra capitular ou se é um símbolo escandinavo. Mas e esse brasão decorado com um dragão, touro e um gigante?

Cada um desses representantes no dragão estão lá porque, segundo a história, eles protegem as regiões da Islândia.

E em outras páginas ainda é possível até encontrar um drakkar (barco viking).

10 – Irlanda

O passaporte da irlanda foi redesenhado em 2013 e é um adorável tributo à música e arquitetura do lugar. As ilustrações das páginas representam lugares do país como o penhasco Moher e rio Liffey em Dublin.

11 – Reino Unido

Como política de segurança, o Reino Unido redesenha seu passaporte a cada cinco anos. O design mais recente foi inaugurado em novembro de 2015 e celebra os 500 anos de criatividade na Grã Bretanha (oi?). As páginas internas apresentam ilustrações de inovadores britânicos, incluindo o artista modernista Anish Kapoor e o primeiro programador de computadores, Ada Lovelace. Além disso, uma marca d´água de William Shakespeare aparece em todas as páginas

 

12  – Filipinas

O novo passaporte filipino, lançado em 2016, apresenta ilustrações coloridas dos destinos turísticos do país, marcos naturais e animais. A representação mais dramática mostra as asas de cacatuas ameaçadas que enquadram o rosto do pássaro nacional, a águia filipina.

E aí, sabe de mais algum outro passaporte que seja bonito e que não está na lista? Conte pra mim através dos comentários e compartilhe com os amigos! 😀


VIAJE COM O BLOG

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *