A cidade de Aveiro, na região centro de Portugal é também conhecida como a “Veneza Portuguesa” por seu canal. Possui cerca de 80.000 habitantes e é um importante centro portuário, ferroviário, universitário e turístico da região.

 

Aveiro foi elevada a cidade apenas em 1759, por D. José I, que também mudou seu nome para Nova Bragança. Apenas após a queda do poder de Marquês de Pombal é que a cidade voltou à sua anterior designação.

 

Seus maior canal, a Ria, chama a atenção para uma paisagem urbana única dentro do país.

 

Curiosidade: Aveiro inspirou o cantor Caetano Veloso compor a maravilhosa “Menina da Ria”, enquanto esteve por lá de passagem.

 

 

 

Sobre a cidade

 

O comércio do mar e a produção de sal tornaram Aveiro um importante porto português desde a Idade Média. Os descobrimentos só fizeram florescer o comércio e enriquecer a cidade. Porém, em 1570, uma grande tempestade bloqueou a saída do Rio Vouga para o mar, o que impediu que esse tipo de atividade continuasse a ser desempenhada ali.

 






Isso gerou uma crise enorme para a população local, até que, em 1808, foi criado o Canal da Barra, permitindo novamente a passagem para o mar. A cidade prosperou novamente, o que pode ser percebido pelas construções com arquitetura art nouveau que ficam em frente aos canais. No centro de Aveiro, não deixe de provar o doces doces mais famosos da cidade: ovos moles!

 

Lá existem duas praias: a de Costa nova e da Barra. Ambas possuem excelentes estruturas, bares, restaurantes e escolas de surf!

 

As praias

Quando for para Costa Nova, não deixe de reparar nas casinhas listradas e coloridas quase à beira mar. Elas são responsáveis por todo charme da região.

 

Já fizemos um post especial sobre essa parte de Aveiro e você pode conferi-lo aqui!

Em Costa Nova não se esqueça de provar outro doce típico: a tripa, feita com bolachas americanas menos cozidas e recheios!

 

Na praia da Barra, você vai avistar o maior farol de Portugal. É uma zona um pouco mais cheia que a Costa Nova, mas ainda sim menos lotada que nossas praias brasileiras.

 

 

Aveiro está está a 57km de distância do Porto e a 218km de Lisboa. É possível visitá-la de carro, de comboio ou de ônibus..

Saiba mais sobre outros lugares de Portugal…

Obs.: Não se esqueça: se inscreva no canal e na newsletter para receber os próximos conteúdos!

 


VIAJE COM O BLOG

HOSPEDAGEM: Booking | Hotels.com HostelsclubGanhe R$ 130 com Airbnb

SEGUROS-VIAGEM: Seguros Promo – 5% de desconto com cupom VOUPRAONDE5

ATRAÇÕES E INGRESSOS: Get Your Guide | Viator

PASSAGENS DE TREM: Rail Europe 

PASSAGENS AÉREAS:Latam | Voopter | Viator | ALUGUEL DE CARROS: Rent Cars

Relacionado

2 thoughts on “Aveiro: A veneza portuguesa

  1. Cidade maravilhosa, e é obrigatório fazer o passeio de barco com os moliceiros pelas águas de Aveiro e ouvir algumas curiosidades da cidade. A dica é tentar deixar pra ir ao fim do dia, ao pôr do sol, que está mais vazio e a vista é espetacular! Andar e se perder pelo mercado de peixe, principalmente pela noite não é nada mau…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *